Uma das atividades do Grupo Alpha é a agropecuária, produzindo alimentos para enriquecer e alimentar este imenso país.
No decorrer dos anos o setor primário teve muitas alterações, principalmente relacionadas com o emprego de novas tecnologias, sendo sempre bem-vindas no campo. Após aderir a sistemas para contenção de erosões no solo, como a construção de murundum, base larga, curva de nível e outros, veio o sistema de plantio direto, que auxilia quem adere ao método, facilita o trabalho no campo e ajuda a evitar correntes de água nas lavouras, conservando melhor o solo e seus nutrientes.
Com o emprego de novas tecnologias e correção de solo, conseqüentemente veio o aumento da produtividade. A cada ano é possível constatar um aumento significativo, chegando a atingir 40% nas culturas de trigo e aveia, enquanto que, nas lavouras de soja, este percentual se eleva para 50 em algumas áreas e variedades. Já o milho teve um acréscimo de 100% ou mais, dependendo da variedade e da área plantada.
Esse aumento na produção local de grãos contribui, sem dúvida, com os índices nacionais de produtividade, atingindo recordes nunca antes alcançados, permitindo assim que o Brasil aumente suas exportações, destacando-se no cenário mundial como grande produtor de alimentos.
O Grupo Alpha também atua no segmento de produção de carne, produzindo gado das raças Charolês e Nelore, obtendo excelentes resultados com a permanente melhoria do rebanho, através de genética adequada para cada caso. Na produção de ovinos também vem alcançando bons resultados com a criação de carneiros e cordeiros para abate e na reprodução da raça Sulfok.
São nessas áreas da produção primária que Grupo Alpha atinge as metas a que se propõe, conquistando como resultado o aumento da produtividade e os excelentes índices anuais. O Grupo Alpha sente orgulho em participar de um segmento importante para o segmento econômico do país, que poderá se transformar em celeiro do mundo.
*Foto tirada na segunda etapa da colheita de SOJA 2003, onde muitos consideram ser uma “super safra”, momento este onde se discute a polêmica da comercialização e plantio da soja transgênica no Brasil e especialmente no Rio Grande do Sul.